
Lica Sityá
Professora de Dança Contemporânea
Camila Santos Sityá, mais conhecida como Lica, é bailarina há mais de 25 anos, iniciando seu estudo no Ballet Ivone Freire no ano de 1995. Teve sua formação em balé clássico pelo Ballet Ivone Freire no ano de 2009 e ao longo de sua trajetória participou de diversos espetáculos e festivais de dança, tendo a oportunidade de realizar aulas com diferentes professores, especialmente de balé clássico e de dança contemporânea. Teve como suas professoras regulares de balé clássico Guga Pellegrini, Tatiana Freire, Bia Isaia e Cris Fragoso. Iniciou seus estudos em dança moderna com Milena Pedroso e, posteriormente, em dança contemporânea com Daniel Aires, ambos no Ballet Ivone Freire. Realizou o curso de pedagogia da dança clássica da escola em 2018 com Bia Isaia.
É professora certificada em Progressing Ballet Technique (PBT) nível 3 desde 2020, tendo realizado sua formação com a diretora do PBT na América Latina Michele Bittencourt. Também é instrutora certificada em Inner Balance desde 2021, método de reprogramação corporal criado por Bruna Petito (bailarina e fisioterapeuta) através de suas pesquisas na área da educação somática e se mantém em constante estudo e investigação dentro do método. Realizou ainda cursos com a fisioterapeuta Dra Kaanda Gontijo (A arte biomecânica do alongamento e Reestruturação postural) pela International Postural Analysis and Treatment School (IPATS) no ano de 2020 e com a fisioterapeuta Carolina Lima (Anatomia da dança) em 2021. É pós-graduada em Cinesiologia, biomecânica e treinamento físico pela Unyleya (2021). Seus estudos em dança contemporânea tiveram contribuições de diferentes professores e linguagens, realizou o curso DROPS- sentindo em movimento com a bailarina Andrea Spolaor em 2020 e foi aluna regular de Eva Schul no ano de 2023.Em 2021 lançou seu primeiro livro, que relaciona a arte com a expressão e entendimento das emoções dentro do universo infantil, intitulado “Quando a alma mostra”.
Atualmente, leciona aulas de dança contemporânea e investiga processos coreográficos em dança contemporânea para o Ballet Ivone Freire e Projeto Dançando para Educar, utilizando-se de procedimentos da educação somática, preparação corporal, técnicas específicas e exercícios de improvisação em dança. Vem desenvolvendo trabalhos coreográficos em dança contemporânea e balé clássico livre desde 2018, além da direção artística de alguns espetáculos de dança. Tem como proposta de trabalho um ensino da dança que desperte a autonomia do aluno e a consciência do movimento, além de incentivar a criatividade e as trocas entre os participantes de forma coletiva e afetuosa, respeitando a diversidade humana.